Um Aliado na Busca de Emprego

Cada vez  mais  na crista da onda, as redes sociais como Twitter, Orkut e Linked in  estão ganhando uma função extra na analise de perfis de candidatos durante o processo seletivo para uma vaga de emprego ou estágio.  O tradicional curriculo em Word deixou de ser a única forma de mostrar todas as qualidades e experiências do candidato, outras características de perfil comportamental e também a recomendação de amigos são considerados itens fundamentais para o profissional.

A principal rede  de profissionais, utilizada por empresas do mundo inteiro, conta com 50 milhões de usuários em cerca de 200 países e de acordo com uma  pesquisa da Jobvite.com, o LinkedIn é utilizado em 95% dos casos de recrutamento de profissionais.  Na América Latina, onde a rede tem mais de 1 milhão de usuários, o fenômeno não é muito diferente. O Brasil possui a comunidade  mais ativa da região.
Nessa rede os recrutadores conseguem visualizar o perfil e o currículo completo do candidato, além de ter uma idéia da dimensão do seu networking.

Temos que a opinião e a recomendação ganhou um peso considerável nesse atual cenário. A informação esta para livre consulta na web e muitos recrutadores costumam recorrer a informações contidas no perfil em cada rede para procurar profissionais e até para pesquisar um pouco mais sobre a vida dos  futuros contratados.  As redes sociais facilitaram a identificação de profissionais e paginas pessoais  tornam-se ferramentas poderosas que podem ajudar ou atrapalhar. Uma preocupação há mais para quem esta procurando um lugar ao Sol, o que é dito e principalmente de quem é dito, pode depor contra toda uma experiência, cursos e prêmios obtidos ao longo da carreira.

O ambiente online ganha assim importância e para torna-se um aliado é necessário sempre manter coerência nas informações postadas, principalmente,  nas informações sobre seu ambiente profissional. Participar de comunidades   “Eu odeio meu chefe” ou “Eu  adoro dormir  no trabalho”  contam pontos negativos,  em contra partida  mensagens positivas, divulgação de trabalhos e  informações de interesse publico, somam pontos positivos e podem ser decisivas na contratação.

As redes sociais podem pesar a favor ou contra um candidato, saber usufruir do potencial positivo delas, é de grande valia na busca de vagas de emprego  e pode ser um diferencial significativo num ambiente profissional cada vez mais competitivo e onde as informações são compartilhadas por todos em real time.

Categoria: Artigos

Deixe uma resposta

(obrigatório)

(opcional)